FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

O uso de caixas para separar as peças de montagem, a reutilização de um material que seria jogado fora ou uma campanha voltada para estudantes. O que tudo isso tem em comum? Eles são alguns dos diversos exemplos de pequenas medidas que as indústrias eletrometalmecânica tomam para transformar tanto a rotina da empresa quanto da comunidade onde estão inseridas. E todos esses cases de sucesso foram apresentados ontem, na terceira noite da Semana da Indústria do SIMMMEB.

 

No total nove empresas associadas ao Sindicato participaram do Prêmio Boas Práticas. Elas foram selecionadas entre os 28 trabalhos inscritos, divididos em sete categorias – RH, Segurança e saúde do trabalho, TI, Gestão da Produtividade, Mercado Cervejeiro, Indústria Mais Forte e tema livre.

As apresentações foram avaliadas por uma comissão composta por entidades parceiras do SIMMMEB: SESI, SENAI, IEL e Sebrae. Os critérios levados em consideração foram a inovação, aplicabilidade, sustentabilidade e retorno financeiro. A cada item foi dado uma nota de 1 a 10, e a soma geral é que determinará os ganhadores.

 

O vencedor receberá uma vaga para a missão de negócios internacional do Sindicato em 2019, para a Argentina. Já o segundo e terceiro lugar recebem R$ 1 mil e R$ 500, respectivamente, em créditos nos cursos e eventos promovidos pelo SIMMMEB. Todos os lugares também ganham placa de homenagem.

 

O resultado será apresentado nesta quinta-feira, 13, no encerramento da Semana da Indústria. O evento ocorre no auditório do Centro Empresarial de Blumenau (CEB), na Rua Antônio Treis, 607, Vorstadt.

 

Boa prática aplicada

 

Conheça, resumidamente, os cases apresentados:

 

Empresa: Electro Aço Altona

Case: Indústria do Conhecimento

A empresa construiu uma biblioteca para oferecer conhecimento e acesso à internet aos colaboradores. Em 10 anos, mais de 40 mil empréstimos de livros já foram concedidos aos profissionais.

 

Empresa: Andritz Separation

Case: Programa de Estágio

O programa de estágio da empresa tem duração de dois anos e acompanha de perto os participantes. Todos recebem um passaporte ao entrar, que é carimbado a medida que os objetivos são alcançados. A ideia é incutir a cultura da empresa desde o início e assim ter profissionais mais sintonizados com a empresa.

 

Empresa: Baher Indústria e Comércio de Máquinas

Case: Tempo também é ganho

A empresa adotou melhores práticas na organização do material que saia do almoxarifado para a linha de montagem das máquinas. A partir do uso de caixas para separar o material, houve a redução de duas horas na montagem de um equipamento. A mudança gerou ganho de 108 horas por ano, sendo possível produzir neste mesmo período 18 máquinas a mais.

 

Empresa: Electro Aço Altona

Case: Utillização de areia descartada de fundição na fabricação de artefatos de concreto

A empresa buscou uma solução para reaproveitar a areia descartada na fabricação de moldes da fundição. Para isso, buscou um parceiro que reutiliza o material. Até 70% da areia é usada na fabricação de lajotas, pavers e meio-fios, e é vendido a preço acessível para a comunidade. Além disso, a Altona reduziu em 65% os custos no descarte do material.

 

Empresa: Galfix

Case: Galvanização

Uma campanha interna, para diminuir o retrabalho e desperdício de materiais, resultou em uma economia de 20% para a empresa. Os colaboradores são incentivados a melhorarem a qualidade, e os que apresentam melhores resultados recebem bonificações, como aparelhos domésticos e outros presentes.

 

Empresa: Alumetal

Case: Melhoria nas condições de trabalho

A mudança no processo de limpeza após a gravação das peças em aço inox, substituindo o uso de tíner por queima em forno, resultou em uma economia de 43% na compra de produtos. Além disso, também ouve um ganho de qualidade de trabalho dos colaboradores que faziam o processo de limpeza das peças.

 

Empresa: Alumetal

Case: Redução de tempo no setup

A empresa percebeu que havia um desperdício de tempo na preparação das máquinas para a entrada de novos produtos na linha (setup). Com isso, investiu na organização de processos. O resultado foi o ganho de 208 horas mensais e o retorno do investimento em um mês e meio.

 

Empresa: Andritz Separation

Case: Semana do conhecimento

Estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental ao 3° ano do ensino médio de Pomerode são convidados para uma semana com várias atividades. Através de palestras, workshops e visitas em empresas, a corporação visa promover conhecimento. Na primeira edição, mais de 1 mil alunos participaram.

 

Empresa: P3 Engenharia

Case: P3 na escola

A empresa promove palestras sobre o uso racional da energia elétrica para alunos do ensino fundamental. Para isso, uma maquete que remonta a uma casa é exposta aos estudantes, que aprendem de forma lúdica quais os principais vilões de energia. O objetivo é fazer com que eles aprendam como não desperdiçar energia.

 

PATROCINADORES MASTER:

 

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rua Antônio Treis, 607 - Sala 602 - Vorstadt ⁞ Blumenau/SC ⁞ CEP:89015-400 ⁞ Telefone: (47) 3326-5158