FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

O que é patente?

A PATENTE é um título de propriedade temporária concedido pelo estado e, após seu vencimento, torna-se de domínio público. A patente é uma forma valiosa de proteger a invenção e sua industrialização, sendo um investimento que vai gerar rentabilidade. É importante lembrar que a patente precisa atender a quatro princípios básicos – Novidade, Atividade Inventiva (não ser óbvio para um técnico no assunto), Aplicação Industrial e Suficiência Descritiva no relatório.

Qualquer pessoa física ou jurídica pode depositar um pedido de patente, desde que tenha legitimidade para obtê-la, sendo chamado de depositante ou requerente.

 

Benefícios do registro

Um registro de patente proporciona ao seu detentor, direitos exclusivos de uso, comercialização e licenciamento do produto/processo protegido. Este título ainda impede terceiros de utilizar, importar ou comercializar o invento sem a autorização do titular pelo período de vigência da patente, o que constitui importante ferramenta no combate à pirataria e concorrência desleal.

 

Exportação

Caso uma empresa pretenda exportar o produto que criou, é imprescindível patenteá-lo no país pretendido, para evitar problemas com alfândega, pirataria e concorrência desleal neste país também. O registro de uma patente é territorial, ou seja, válido somente no país onde ele foi concedido, portanto, para possuir os mesmos direitos concedidos no Brasil, é preciso solicitar a proteção em cada país de interesse no exterior.

 

Consultoria e assessoria especializada

Para garantir a proteção da propriedade intelectual de uma empresa de forma segura, é importante uma consultoria que auxilie nas tomadas de decisões estratégicas. A VILAGE Marcas e Patentes realiza este trabalho há 32 anos, contando com mais de 100 profissionais especializados no Brasil e exterior. Hoje com 20 mil clientes, possui escritórios em Blumenau, Florianópolis e Joinville. Para saber mais agende um horário: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. / 0800 770 2717 / www.vilage.com.br.

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rua Antônio Treis, 607 - Sala 602 - Vorstadt ⁞ Blumenau/SC ⁞ CEP:89015-400 ⁞ Telefone: (47) 3326-5158