Diante da experiência acumulada de 30 anos na educação presencial e mais de 10 anos em Educação Digital, a UNICESUMAR desenvolveu uma metodologia diferenciada para os cursos de Engenharias EAD. Esta metodologia diferenciada teve inspiração no Blended Learning, cujo termo foi apresentado pelo Instituto Clayton Christensen, dos EUA, e tem sido disseminado com o objetivo de conceituar uma metodologia que integra o método presencial com o aprendizado online, que utiliza as tecnologias digitais para possibilitar o acesso ao conhecimento com o controle do tempo e ritmo por parte do estudante.

A metodologia dos cursos de Engenharias EAD da UNICESUMAR é constituída de momentos on-line com momentos presenciais sendo que os polos dispõem de laboratórios físicos e tutores facilitadores, o que auxilia na criação de um vínculo maior com o(a) aluno(a).

 

OS LABORATÓRIOS

 

Os laboratórios constituem a essência dos cursos. São nestes espaços que serão realizadas as atividades práticas de cada disciplina. Eles também são responsáveis por permitir que o aluno se aproxime dos desafios da vida profissional, permitindo que ele crie, desenvolva e teste seus projetos.

O Laboratório de Materiais de Construção tem a função de atender alunos de Engenharia Civil, principalmente, no desenvolvimento e teste dos materiais de construção civil, pavimentação e solos, permitindo uma maior aproximação dos alunos às atividades profissionais.

O Laboratório Multidisciplinar ocupa o maior espaço e atende a todos os cursos. Ele é equipado com uma série de bancadas específicas para que os alunos possam realizar atividades práticas de cada disciplina, testando a eficácia de seus projetos, permitindo que as atividades sejam desenvolvidas de forma individual ou em equipes, sendo flexível e atendendo as necessidades de cada disciplina.

Em 2019, no início do 2º ano do curso, foram montados no polo os laboratórios físicos para auxiliar as atividades práticas das disciplinas Química e Física e Experimental. Em 2020 já estamos recebendo os equipamentos para a realização das práticas referentes as disciplinas do 3º ano, tais como: Luxímetro (aparelho capaz de medir a intensidade de luz através de um sensor), balanças de precisão, Kit de CLP (O Kit de Controlador Lógico Programável, é composto de módulos de placas individuais e removíveis, contendo os componentes elétricos e eletrônicos que permitem realizar várias experiências na área de automação, eletrônica, entre outras), Aparelho Casagrande (O aparelho é utilizado para determinação do limite de liquidez de solos), Conjunto de Peneiras (As peneiras são empregadas na determinação das dimensões de partículas sólidas. Esta técnica recebe o nome de Granulometria), Dispersor de solos (Utilizado em análise física do solo, na dispersão de solos para posterior separação da argila, silte e areia), Multiprensa (É um equipamento que está presente em praticamente todo tipo de indústria. E pode ser utilizada para cortar, dobrar e modelar materiais como metal, comprimindo itens grandes em blocos reduzidos, assim como na realização de testes de tração, torção e compressão de corpos de prova), Bancada Hidráulica Para Estudos de Perda de Carga de Escoamentos Internos (Consistem em um circuito hidráulico fechado, composto por tubos e acessórios especiais montados sobre bancada, destinados ao estudo dos fenômenos da perda de carga), Bancada de Instalações Elétricas Residenciais e Prediais (A Bancada oferece ao aluno um contato mais próximo com os instrumentos e componentes utilizados nas instalações residenciais e prediais. O equipamento aborda desde os conceitos básicos de eletricidade até ligações sofisticadas envolvendo automação).

 

A METODOLOGIA

 

Para o embasamento científico foram preparados materiais didáticos exclusivos, produzidos integralmente pela UNICESUMAR e disponibilizados tanto na versão impressa como digital. Estes materiais possuem ainda a tecnologia QrCode, bem como realidade aumentada. Dessa forma, o aprendizado fica mais simples e acessível.

As metodologias ativas baseiam-se em formas de desenvolver o processo de aprender, utilizando as experiências reais ou simuladas, visando às condições de resolver os desafios da prática social ou profissional em diferentes contextos, no qual o aprendizado se dá a partir de problemas e situações reais, os mesmos que os alunos vivenciarão depois na vida profissional, de forma antecipada, durante o curso.           Os Polos de Apoio Presencial dispõem de Salas de Aula Exclusivas e Laboratórios, espaços que são necessários para atender as particularidades destes cursos.

As Salas de Aula Exclusivas contém dois projetores, permitindo que independentemente da organização da sala, todos os alunos possam ver o que esta sendo exposto. Permite ainda que os alunos compartilhem seus projetos com os demais, promovendo discussões e incentivando-os a exporem seus resultados. Há também a presença de dois quadros de vidro e de um quadro negro, que dá a possibilidade dos alunos desenvolverem, apresentarem e discutirem seus resultados de forma compartilhada, promovendo uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido e a participação dos demais alunos nas atividades de seus colegas, resultando assim em uma aprendizagem colaborativa.