Criado pelo Governo Federal, em 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec, tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira. A iniciativa oferta cursos de formação inicial e continuada (FIC), que possuem carga horária mínima de 160 horas, e cursos técnicos.

De acordo com Franciele Boni, Interlocutora dos Cursos do Pronatec na unidade de Blumenau, o programa conta com vários demandantes, como o Ministério do Desenvolvimento Social, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Secretaria de Educação, entre outros. “Podem participar do programa trabalhadores dos setores produtivos ou aqueles que desejam qualificar-se com a pretensão de ingressarem em oportunidades do mercado de trabalho. O interessado deve ter no mínimo 15 anos, sem idade limite”, observa a profissional.

Os cursos atendem a diferentes áreas da indústria, proporcionado a qualificação dos trabalhadores. Até o momento, foram ofertadas 11 turmas na área eletro-metal-mecânica. “Com a nova parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, no âmbito do Pronatec, iremos em 2014 ampliar a oferta de cursos FIC para este setor, gerando, assim, a qualificação na área e ampliando a competitividade”, afirma Franciele.

As indústrias associadas ao Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau – Simmmeb reivindicaram, recentemente, 2.500 vagas na área. O pedido já foi encaminhado ao MTE e agora o Senai de Blumenau e o Sindicato aguardam a confirmação do órgão para providenciar os cursos/vagas.

Entre os cursos de qualificação ofertados pode-se destacar o de Torneiro Mecânico (mais solicitado), Eletricista Predial, Eletricista Industrial, Auxiliar de Manutenção, Encanador, Operador de Computador, Montagem e Manutenção de Computadores, Operador de Máquinas de Usinagens e Auxiliar Administrativo. Já entre os cursos técnicos, Mecânica, Segurança do Trabalho, Automação e Eletrônica são nomes importantes.

Mais informações no SENAI Blumenau ou na Secretaria de Desenvolvimento Social – Semudes.