O prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes participou de café da manhã realizado pelo Simmmeb no dia 13 de novembro. O encontro reuniu representantes das empresas associadas e teve como objetivo apresentar, de maneira informal, as principais reivindicações do setor eletro-metal-mecânico.
As questões burocráticas, de infraestrutura, de atendimento ao empresariado e legislação ambiental que impactam na expansão dos negócios e na competitividade das empresas instaladas em Blumenau estiveram na pauta.
“Esta conversa era para ter acontecido já no início da gestão, mas por várias razões acabou adiada para este momento. A vantagem é que, passado quase um ano, certamente o prefeito já tem um conhecimento maior dos desafios e trâmites que envolvem ocupar o prédio instalado na Beira Rio”, destacou o presidente Hans Bethe na saudação de boas-vindas. A mobilidade urbana foi o tema sugerido pelo presidente para iniciar a conversa, “prefeito, infelizmente algumas cargas levam mais tempo para circular dentro de Blumenau do que para chegar ao seu destino final”, ressaltou Bethe. “Isso nos faz pensar em levar nossos negócios para outros municípios e resulta em um empresariado desmotivado. Certamente estamos aproveitando este encontro para carregar nas tintas, mas gostaríamos muito de um olhar mais atento a esta e outras questões” solicitou o presidente em nomes das indústrias.
O prefeito Napoleão Bernardes agradeceu o convite e sugeriu uma agenda semestral ou anual com a entidade, “a fim de estreitar estes laços, ouvir mais e construir um caminho em conjunto”.
O prefeito destacou a situação financeira de Blumenau em relação à produção de riqueza e a arrecadação tributária, concentrada na União. “Dos recursos dos quais o município dispõem 72% são transferências externas – que dependem de relacionamento – e 28% são locais”, informou.
Napoleão destacou também as medidas de austeridade adotadas desde o início da gestão, com a redução do número de secretarias “são medidas nem sempre percebidas no curto prazo, mas extremamente necessárias para recuperar a capacidade de investimento do município”.
A partir daí o prefeito apresentou a evolução em cada uma das grandes áreas da administração pública, trazendo as ações já implementadas em cada uma delas. Em relação à mobilidade urbana, comentou sobre vários aspectos relacionados à ponte do Badenfurt, contenção da margem esquerda do rio Itajaí-Açu, o projeto da ponte do centro , a reforma do sistema viário, com a implantação de um corredor estruturante norte/sul.
“A indústria nacional vive o drama da competitividade, mas, se analisarmos, somos heróis e extremamente competitivos, pois apesar de todos os entraves, estamos no jogo” ressaltou Napoleão.
“A crescente aproximação com o poder público é uma das frentes de trabalho do Simmmeb. Entendemos que existe esta necessidade de falar e de ouvir e certamente outros encontros como este virão”, afirmou o presidente Hans Bethe.
A reunião aconteceu na Associação Atlética e Cultural Altona – AACA .