A posse da nova diretoria, a apresentação dos diretores nas respectivas comissões criadas para tratar da organização e do acompanhamento das ações e eventos do sindicato e a Assembleia Geral Ordinária (AGO) aconteceram durante o 1º Jantar de Negócios promovido pelo Simmmeb (Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode). Realizado em 24 de fevereiro, o evento contou com a presença de mais de 110 participantes, entre associados e convidados.
Estimular a competitividade e a força do cooperativismo por meio de ações e eventos voltados às empresas que integram o segmento eletro-metal-mecânico é um dos principais desafios da nova diretoria que assume o comando da entidade de 2014 a 2017. Segundo Hans Bethe, presidente do Simmmeb, a preocupação atual é menor em relação ao primeiro mandato, assumido em 2011. “As empresas associadas são os pilares que sustentam e definem as nossas metas traçadas para a gestão e a superação dos desafios diários”, enfatiza.
Bethe afirma que o sindicato está em uma fase excelente de conquistas em termos de processos de gestão, visto que conta com associados que entendem a importância do associativismo para obter resultados. “Tínhamos um sindicato pouco conhecido e atuante. Hoje, contas, registros, atas e contabilidade estão em dia. Temos orçamento financeiro, planejamento estratégico, programa de atividades e parcerias aliadas a atividades contínuas que dão condições para crescermos”, avalia.
Para o próximo mandato, caberá à nova diretoria superar os bons índices obtidos nos últimos três anos de atividades, período no qual o número de sócios triplicou, de acordo com Bethe. “Só neste ano, que começou para todos os efeitos há um mês, aumentamos o quadro de associados em 4% e hoje temos mais cinco empresários que acreditam no ideal do associativismo empresarial. Estamos felizes, mas conscientes de que temos muito a fazer”.
O presidente do Simmmeb citou algumas das dificuldades enfrentadas pelo segmento, como a reescrita NR 12, bem como o rigor da auditoria, que resultou no lacre de máquinas e na interdição de setores da produção, o que paralisou parcialmente as atividades e reduziu o faturamento. “Contudo, tais dificuldades nos fortaleceram e provocaram uma reação positiva da área pública, como federações e entidades representativas”, comentou Bethe.
Segundo o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, que também esteve presente no evento, firmar e fixar o associativismo e a união das pessoas é um processo natural e necessário para consolidar o segmento empresarial. “Blumenau e Pomerode só ganham com empresários competentes e empreendedores. Por isso, reafirmo o compromisso da administração pública com a classe produtiva no sentido de fomentar o avanço da cidade e a superação dos gargalos em atividades e processos”, assegurou.
Na visão de Ulrich Kuhn, presidente do Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau), a cidade é reconhecida pelo segmento têxtil, mas é imprescindível reconhecer o papel do setor eletro-metal-mecânico no crescimento da economia municipal. “O setor é forte e está em constante evolução, o que é possível por vários fatores, especialmente por reconhecer a relevância do trabalho em conjunto. Para uma entidade ser reconhecida como representante de uma categoria é preciso unir forças e o Simmmeb mostrou que é possível, pois tem capacidade de inovar e entender que o que se fez ontem se mostra hoje e se melhora amanhã”, constatou.
Mandato: 2014-2017
Membros
Hans Bethe (Imperial Luminárias)
Carlos D. Prinz (Weg)
Cacídio Girardi (Altona)
Adilson Baher (Baher)
Irimar Teixeira ( Abim)
Diogo Gustavo Jung (Fornos Jung)
Rodrigo Marcos Bortolini (Selgron)
Dieter Claus Pfuetzenreiter (Provolt)
Eduardo Hedel (IAGA)
Edson Duwe(Bosch)