Atender a uma demanda antiga do setor mecânico foi o que norteou a criação do curso de Engenharia Mecânica, ofertado pela Furb (Universidade Regional de Blumenau), cujas aulas ocorrem desde fevereiro. A solenidade que marca a criação do curso foi realizada em 24 de abril e lotou o auditório do bloco D, no campus 2 da instituição blumenauense, o que demonstra o interesse pela área.
O encontro teve como ponto de destaque a palestra ministrada por Carlos Alberto Kita Xavier, presidente do CREA SC e engenheiro civil, sob o tema “O Sistema CONFEA/CREA e a Engenharia Mecânica”. Para ele, a principal atividade do engenheiro é liderar equipes, o que se dá por meio de formação adequada e conhecimento e, para isso, é preciso ter habilidade para executar uma tarefa específica da engenharia. Logo, a busca pela qualificação profissional na área é imprescindível.
O setor patronal esteve representado pelo presidente do Simmmeb, Hans Bethe. Para o empresário, a implantação do curso de Engenharia Mecânica é um momento histórico não só para Blumenau, mas para o Vale do Itajaí, uma vez que, desde a colonização, a indústria sempre foi a principal mola propulsora da economia do Vale e se ressentia da inexistência de um curso como esse, oferecido pela universidade da região.
Segundo Bethe, a formação de engenheiros mecânicos profissionais próximos de suas casas, sua família e seu emprego gerará certamente um grande impacto em curto prazo. “Os interessados não precisarão mais se deslocar para outras regiões do País para buscar formação profissional, o que diminuirá custos e, inevitavelmente, causará motivação a um número maior de jovens”, salienta.
Os benefícios ultrapassarão os limites das indústrias eletro-metal-mecânicas, conforme o presidente do Simmmeb. “Todas as outras empresas poderão contar em seus quadros com uma maior oferta de profissionais do setor”, enfatiza. A graduação em Engenharia Mecânica busca atrair, além de interessados em seguir carreira no ramo, profissionais formados ou ativos em outros segmentos da mecânica.
O curso prepara alunos para desenvolvimento, projeto e supervisão da produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas para o setor mecânico. João Natel Pollonio Machado, reitor da universidade, ressaltou a importância histórica da criação do curso de Engenharia Mecânica, visto que irá suprir as necessidades da região em termos profissionais na atividade produtiva. “Esta é uma das respostas à sociedade que a universidade tem o compromisso cumprir efetivamente”, comenta.
As aulas de Engenharia Mecânica, graduação coordenada pelo professor Cesar Ricardo Câmara da Silva, são ministradas no campus 2 da Furb, na rua São Paulo, 3250, no bairro Itoupava Seca.
Mais informações sobre o curso podem ser obtidas pelo telefone 3321-6005 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .