Com uma mesa redonda que discutiu o tema “Como atrair e manter associados?”, realizada pela Federação das Indústrias do Distrito Federal, Fibra, em 30 de abril, foram abertas as atividades do edital 2014/2015 do Programa de Desenvolvimento Associativo, PDA, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria, CNI promovida pelas federações de indústrias nos estados.

Segundo Hans Bethe, presidente do Simmmeb, que representou o sindicato no encontro, a proposta é fortalecer as entidades representativas da categoria profissional e aproximá-los ainda mais das empresas para ampliar a representatividade e a sustentabilidade sindical. “A ideia é pensar em estratégias para mobilizar o empresariado na busca pelo conhecimento acerca do associativismo”, frisa.

Diferentemente do que acontece com a região Sul do Brasil e, principalmente, em Santa Catarina, onde são contabilizados 139 sindicatos patronais da indústria, na maioria dos estados brasileiros os sindicatos são estaduais, o que gera dificuldades de logística e mobilidade, conforme Bethe. “Contudo, em nosso entendimento, os princípios básicos são o preparo dos dirigentes para exercer a função obedecendo aos parâmetros do bom senso, cumprindo os compromissos, com prioridade para os interesses da maioria, com ética e transparência”, comenta.

Na visão do presidente do Simmmeb, o principal desafio do sindicato é ser a primeira referência para a categoria. Dessa maneira, torna-se indispensável assumir o papel de incentivar de vocações e, sobretudo, de indutor do desenvolvimento da região. “A realização de ações e eventos como a mesa redonda promovida pela Fibra e o sucesso dos sindicatos é uma consequência, além de podermos mostrar ao País a organização do empresariado local e as boas oportunidades que oferecemos aqui”.

Para Bethe, tais oportunidades que promovem o encontro de lideranças empresariais são consideradas geradores de negócios para a região e, além disso, estreitam relações com a Fiesc (Federação das Indústrias de Santa Catarina), bem como com a CNI. “Em Brasília mostramos a importância da organização interna, que se deu a partir de planejamento estratégico, orçamento anual em elaborado, contabilidade confiável e executivos engajados no resultado positivo”.