Vantagens da regularização ambiental para as empresas, obtenção da licença ambiental por indústrias em funcionamento e de que maneira os empresários podem fazer para defender melhorias na legislação ambiental foram temas abordados no curso “Como prevenir problemas ambientais”. Proposta pelo Simmmeb em parceria com o Sebrae e a Fiesc, a capacitação ocorreu em 25 de junho, no Senai Blumenau.

Apresentar e explicar aos participantes como implementar as principais normas e procedimentos ambientais vigentes, com ênfase nos procedimentos relacionados ao licenciamento ambiental foram os objetivos do curso ministrado por Ana Barbosa. Os participantes receberam uma cartilha com as principais normas e o passo a passo para as empresas obterem o licenciamento ambiental no Estado de atuação.

Segundo Pamela Camila Jaginski, técnica em segurança do trabalho na Blutrafos Blumenau Transformadores Ltda, a iniciativa do sindicato em oferecer o tema como capacitação foi válida. “Muitos não têm o conhecimento de como proceder com a parte burocrática relacionada à legislação ambiental. Então, a troca de informações é fundamental, além de a palestrante demonstrar total domínio do assunto”, destaca.

A palestrante é graduada em administração e direito, pós graduada em engenharia da qualidade, gestão ambiental e direito público e mestranda em gestão do desenvolvimento local sustentável. O conteúdo do treinamento alertou para a importância de incorporar a dimensão ambiental às estratégias e aos processos de gestão das empresas.

Conforme Patricia Menegueli Gauer, técnica de segurança do trabalho, que também trabalha na Blutrafos, a promoção de capacitações oferece atualização aos associados, que precisam acompanhar a evolução das demandas do mercado. “O curso foi ótimo. Todas as dúvidas que tinha sobre o assunto a palestrante esclareceu. A didática usada por ela foi assertiva e facilitou a compreensão do conteúdo. Foi uma excelente oportunidade para integrar as indústrias ao novo cenário ambiental que se apresenta”, enfatiza.