O segundo dia da Semana da Indústria foi marcado por mais um painel de debates, que reuniu 150 participantes, no ArtSul Centro de Eventos, em 16 de setembro. Adalberto Roeder, presidente do Conselho de Administração da Mueller Fogões, falou sobre “Os desafios de crescer em meio a crises”. Na sequência, Cacídio Girardi, diretor presidente da Altona, abordou o tema “Os desafios do aumento da produtividade na indústria”. Ronaldo Baumgarten Junior, presidente das Gráficas Baumgarten, encerrou o painel com o tema “Os desafios da internacionalização da indústria brasileira”.

Após a apresentação dos temas, ambos debateram sobre os assuntos com a mediação do colunista do Jornal de Santa Catarina, Francisco Fresard, o Pancho. Segundo Roeder, é importante avaliar a crise antes de decidir as decisões para superá-la. Aspectos como localização (global ou setorial), influências (problemas de gestão, por exemplo) e oportunidades devem ser considerados. “Buscar informações, identificar os problemas e as dificuldades, preservar a liquidez financeira, realizar auditorias e consultorias e manter equipe comprometida e qualificada é o caminho para a superação da crise”, destaca.

Infraestrutura, inovação, carga tributária e qualidade são os principais fatores que interferem na produtividade das indústrias, de acordo com Girardi. “O custo da qualidade é o que se refere ao que a empresa gasta para atender o que o cliente contratou, conforme especificação solicitada. E para produzir qualidade, o custo não pode ser menor do que 10% do ROL (Receita Operacional Líquida)”, enfatiza.

A internacionalização da indústria brasileira, abordada por Ronaldo, foi exemplificada com o case das Gráficas Baumgarten, considerada uma das mais modernas do segmento no mundo, conforme o diretor. Uma vez internacionalizada – a empresa conta com unidades no Brasil (Blumenau), na Argentina e no Méximo –, a gráfica tornou-se fornecedora global de diversas marcas e atende clientes como Unilever, Danone, Avon, Petrobrás, P&G, Bacardi, entre outros.

Segundo Ronaldo, ser fornecedor local hoje representa perda de contas globais. “Com a internacionalização, somos estratégicos, além de ser uma solução para encarar a crise e entender o recado do mercado. Internacionalizar é a característica do empreendedor atual para encontrar o cliente e atingir o sucesso”, justifica. No evento, também foi realizada a entrega dos certificados aos participantes do Programa Indústria Mais Forte.