A 9ª edição do Encontro Nacional da Indústria – ENAI aconteceu nos dias 5 e 6 novembro e discutiu como tema central ‘O que a indústria espera do novo governo’. O objetivo do encontro, realizado pela CNI desde 2006, é trazer para discussão e reflexão as mudanças da competitividade da indústria brasileira e a sua inserção nos principais mercados mundiais.
Considerado como a convenção anual do setor industrial brasileiro, o ENAI 2014 reuniu dois mil participantes, entre líderes empresariais, entidades de representação da indústria de todos os segmentos e estados brasileiros e personalidades políticas.
Como resultado do encontro, foi redigida a Carta da Indústria 2014, que aborda, entre outros pontos, o fato de a indústria brasileira ter crescido menos que a economia, com uma produção industrial geral abaixo da registrada na pré-crise de 2008. Fatos que resultaram em uma participação da indústria no PIB de 25%, dez pontos percentuais a menos que nos anos 90. A participação do Brasil no valor da transformação industrial mundial ficou praticamente estagnada de 2000 a 2013. Para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil não pode se contentar em ser um coadjuvante no cenário industrial mundial. A Carta da Indústria 2014 completa está no site www.portaldaindustria.com.br
O Simmmeb esteve representado no encontro pelos diretores Hans Bethe, Dieter Pfutzenreiter e Diogo Jung e pelo secretário executivo, Mauricio Rossa. O ENAI aconteceu em Brasília, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães.