Com o balanço positivo dos cursos oferecidos pelo Simmmeb em 2014 via MDIC/Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) e o preenchimento das 321 vagas distribuídas nas 12 opções disponibilizadas no ano, para 2015, o sindicato identificou junto às associadas a necessidade de solicitar ao Ministério do Trabalho e Emprego de mil a 1,5 mil novas vagas. Aumentar a competitividade e promover a qualificação do profissional das indústrias são os objetivos das capacitações.

Embora o Pronatec seja uma excelente maneira de o indivíduo se atualizar profissionalmente de modo gratuito, a dificuldade de atrai-lo para a sala de aula para se dedicar aos estudos é o principal gargalo, segundo Ana Paula de Oliveira Benitez, coordenadora de recursos humanos da Krieger Metalúrgica, Indústria e Comércio Ltda. “A realidade do mercado pede capacitação. Cada vez mais precisaremos de pessoas qualificadas, visto que o mercado terá concorrência acirrada muito em breve”.

Ana Paula ressalta que a procura pelos cursos é boa, pois se faz uma argumentação fundamentada junto ao funcionário sobre a necessidade de se manter atualizado. “A qualificação se tornará indispensável, porque se com estudo não está fácil, sem é pior ainda de ingressar ou se manter no mercado de trabalho”. Na visão da coordenadora de recursos humanos, o principal diferencial do Pronatec é o direcionamento dos cursos para áreas específicas, como metalomecânica ou têxtil.

Essa característica do programa possibilita que o profissional estude na área na qual trabalha. “Esse direcionamento facilita a busca das empresas por talentos de acordo com o setor, pois o profissional tem objetivos uma vez que estuda para a área que deseja fazer carreira”, avalia. Para a próxima edição do programa, Ana Paula sugere que sejam ofertados cursos voltados ao setor administrativo, como idiomas, computação e AutoCad.

As capacitações não têm custo aos associados, que recebem material didático e ajuda de custo de R$ 2 por hora/aula. A empresa pode solicitar mais de uma vaga por curso, bem como optar por vários ao mesmo tempo, de acordo com Maurício Rossa, secretário executivo do sindicato. Neste ano, os cursos foram realizados no Senai, preferencialmente no período noturno, para não interferir na jornada de trabalho. “É uma oportunidade única de qualificação profissional sem custo para associados e colaboradores”, enfatiza.

Caso não seja registrada procura pelas associadas, os cursos são disponibilizados a não associados e comunidade. Eletromecânico de automóveis, operador de máquina de usinagem convencional, assistente de planejamento e controle de produção e montador de painéis foram algumas opções que integraram a grade de programação deste ano.

Mais informações sobre o Pronatec 2015 podem ser obtidas no Simmmeb, pelo telefone (47) 3326-5158.