O Sindicato das Indústrias Mecânicas, Metalúrgicas e do Material Elétrico de Blumenau e Pomerode, Simmmeb, promoveu um café da manhã com o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, para empresas associadas e convidados. O objetivo da ação, que encerrou a agenda de eventos do sindicato em 2014, foi apresentar as principais reivindicações do setor eletro-metal-mecânico ao prefeito. O presidente do Simmmeb, Hans Bethe, nas boas-vindas aos presentes, destacou o período de instabilidade que o País atravessa. “E já podemos nos preparar para medidas bastante impopulares em 2015”, acredita Bethe.
Com a palavra, o prefeito Napoleão comentou os três eixos em que está pautada a gestão e que compreendem ações de cunho social, voltadas à mobilidade urbana e à transparência administrativa.
Bernardes comentou também a situação crítica da maioria dos municípios brasileiros: mais de 92% fecharam 2014 no vermelho. Blumenau está nos 8% restantes que conseguiram manter suas contas equilibradas. “Será que mais de 5.200 municípios administram mal as suas contas, ou que estamos diante de uma situação mais complexa e que precisa ser discutida?”, questionou o prefeito. Entender o pacto federativo e perceber que o recurso está centralizado na União e que todo recurso aos municípios é externo, devolvido na forma de financiamento, é fundamental para compreender que as cidades dependem de regras que não são delas, disse Bernardes. As saídas apontadas pelo prefeito incluem inovar para otimizar os recursos disponíveis, buscar a intersetorialidade, com foco em resultado e na integração regional.
“O café da manhã é mais uma ação do Simmmeb em prol do fortalecimento das indústrias eletro-metal-mecânicas de Blumenau e Pomerode. No próximo ano a ação se dará em Pomerode, com o prefeito local”, avisa o secretário executivo do Sindicato, Maurício Rossa.