A CNI (Confederação Nacional das Indústrias) divulgou no último dia 23 de junho a Sondagem Industrial do período de maio de 2015, que mostra a constância da baixa na atividade industrial brasileira e o pessimismo em relação à melhora da situação no curto prazo.
Segundos os dados da pesquisa, o índice de empregos continua em queda. Desde 2014 este valor vem caindo, mas em maio atingiu a pior pontuação. Em 2014, a pontuação estava em 46,8. Em abril de 2015, o índice chegou em 43,1 pontos e em maio, esse número baixou para 41,4 pontos, sendo que valores abaixo de 50 pontos indicam queda. Os índices de produção também estão em queda desde o ano passado, quando atingiram 48,4 pontos. Em maio deste ano, este valor caiu para 41,7 pontos.
Outro indicativo da sondagem é que os estoques industriais brasileiros estão com elevação, ou seja, houve uma diminuição da saída de produtos. A pontuação chegou a 51,2 pontos, sendo que valores acima de 50 pontos revelam aumento de estoque.
Com isso, as expectativas continuam pessimistas, refletindo no índice de intenção de investimento que atingiu o piso histórico de 43 pontos nesse mês de junho. Desde novembro de 2013 que esses números vêm caindo.
Para saber mais acesse: www.cni.org.br/sondagemindustrialcni