FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

O painel de debates que abre a Semana da Indústria tem como convidados o colunista do Grupo RBS, Moacir Pereira, que aborda as perspectivas em relação ao cenário político nacional e estadual e seus reflexos; o gerente executivo de planejamento da FIESC, Carlos Henrique R. Fonseca, falando sobre os desafios e tendências do setor eletro-metal-mecânico até 2022 e Élcio de Souza, professor universitário e sócio da empresa Ênfase Consultoria. O tema abordado pelo consultor é a importância do planejamento empresarial em meio a crises e incertezas.

 

Segundo Élcio, fazer planos é importante em qualquer momento, porque a empresa deve sempre ter um guia para suas ações, porém, em épocas de crise o plano ajuda a traçar caminhos alternativos, antever situações e prover soluções em tampo hábil. “Um bom planejamento permite até prever possíveis problemas que a empresa poderá encontrar e, assim, buscar formas de resolvê-los ou contorná-los”.

 

Para um bom planejamento é importante que a empresa leve em conta as demandas do mercado, as necessidades que ela se propõe a atender, o quanto seus produtos e/ou serviços estão atualizados e em linha com as expectativas dos clientes. “Deve conhecer, também, sua própria realidade, saber em que ponto está e quais suas possibilidades. Buscar sempre inovar é igualmente fundamental para o sucesso de um plano”, afirma o consultor.

 

Com os frequentes altos e baixos do mercado, o fundamental, indica Élcio, é a empresa não se iludir. “Quando o mercado está favorável à empresa deve aproveitá-lo, mas sem perder a percepção de que no futuro - próximo ou distante -, poderá estar desfavorável. Pensando assim, a empresa raramente é pega de surpresa. A intensidade da crise poderá até variar, mas ela estará de alguma forma preparada. As oscilações do mercado se trazem dificuldades, trazem também oportunidades”.

 

E, se uma blindagem total não existe, Élcio recomenda não depender demais de um único cliente, de um único produto e buscar sempre, de forma planejada, trabalhar com clientes e produtos rentáveis. “Isso pode amenizar consideravelmente uma crise”, acredita.

 

Ao fazer um plano considerando as variáveis do mercado, preocupando-se em como melhor atender o cliente, em como ir além de suas expectativas, apresentando sempre inovações - que não precisam ser apenas de produtos, mas podem ser também de serviços -, a empresa tende a aumentar as chances de sucesso, mesmo em momentos de dificuldades, considera o consultor. 

 

Sobre a conjuntura política atual, Élcio afirma ser muito difícil falar sobre perspectivas neste momento, visto que há propostas de todo tipo. “Todos os candidatos falam em melhorar a economia, fazer o país voltar a crescer, etc. É evidente que no campo das intenções tudo está muito bonito, porém, a questão é realizar depois que o candidato(a) for eleito(a). Penso que os empresários devem ficar atentos, porque os reflexos econômicos sempre se fazem sentir antes e após uma eleição presidencial”

 

Ele finaliza destacando que, apesar das eleições, os clientes continuam lá, demandando produtos e serviços, querendo ser bem atendidos, querendo coisas diferentes e pagar preços justos. “Assim, as empresas têm que manter seu foco e buscar cada vez mais a maior competitividade nos mercados em que atuam”.

 

Contato

Powered by BreezingForms

Localização


Rua Antônio Treis, 607 - Sala 602 - Vorstadt ⁞ Blumenau/SC ⁞ CEP:89015-400 ⁞ Telefone: (47) 3326-5158