A 3ª edição da Semana da Indústria inicia nesta segunda-feira, 15 de setembro, realizada pelo Simmmeb com o apoio de empresas e organizações. Desde que foi criada, há dois anos, a Semana tem como propósito discutir aspectos relacionados ao setor industrial eletro-metal-mecânico, bem com apresentar aos estudantes e à comunidade a possibilidade de construir carreira nas indústrias de Blumenau e Pomerode. Nesta 3ª edição, a programação contempla debates, visitas de estudantes às indústrias, rodada de negócios e mais uma edição do Jantar de Ideias & Negócios.
A coordenação geral do evento é do diretor Cacídio Girardi, que participa do painel de debates da Semana discutindo os desafios do aumento da produtividade na indústria. Previsto para o segundo dia do evento, 16 de setembro, o painel tem ainda os empresários Adalberto Roeder, presidente do Conselho de Administração da Mueller Fogões, com o tema Os desafios de crescer em meio à crise; e Ronaldo Baumgarten Júnior, presidente da Baumgarten Gráfica, falando sobre os desafios da internacionalização da indústria brasileira.
Na sua opinião, qual a importância do evento para as empresas de Blumenau e Pomerode? A Semana da Indústria já está consolidada como um grande fórum anual às empresas?
Cacídio Giradi - Somos associados a uma entidade que nos representa e a integração, para discussão dos problemas e soluções, fortalece o setor.
Os assuntos escolhidos para compor os debates levam em conta o atual cenário econômico e político pelo qual passa o País, quais são as perspectivas para a indústria catarinense no curto e médio prazo?
CG- Sim. No curto prazo, cautela. No médio prazo, oportunidades, desde que se faça o “exercício de casa”.
Quais são os desafios ao aumento da produtividade e como estar pronta a encará-los?
CG - O desafio é grande e para estar pronta a enfrentá-lo a empresa precisa estar inserida no mundo globalizado.
Há algo que dependa exclusivamente da empresa?
CG- Sim, temos que atacar os desperdícios, inovar, capacitar, fazer diferente.
Iniciativas como a Rodada de Negócios contribuem como forma de driblar a crise, proporcionando/favorecendo a relação entre diversos segmentos da cadeia produtiva?
CG- Sim. O custo da logística é muito alto. No futuro, o produto estará mais próximo ao consumidor. A rodada de negócios permite um relacionamento entre cliente e fornecedor, permitindo encontrar uma solução próxima a você.